Artur Dias iniciou os seus estudos na Escola de Artes Soares dos Reis e licenciou-se em Design de Moda no Modatex, no Porto. Ligado à área performativa desde muito jovem, desenvolveu um interesse e estima por tudo o que é performativo e artístico na Moda, explorando o seu ambiente expressivo e cenográfico. Depois da apresentação de três coleções no concurso Sangue Novo da ModaLisboa, Artur Dias integra atualmente a plataforma Workstation, com a marca OPIAR, trabalhando as peças baseada na filosofia do trabalho singular e da Moda sustentável.
Todos os produtos desenvolvidos pela marca são feitos a partir de deadstock, retalhos ou materiais reciclados e posteriormente upcycled. O processo é inteiramente feito pelo designer, desde o design aos moldes e à confeção das peças. Todo este processo, em adição a uma maior proximidade e ética de trabalho, faz com que todas as peças sejam únicas e exclusivas.
JANELAS FECHADAS SÃO OLHOS DE CEGO é inspirada na obra "Ensaio sobre a Cegueira" de José Saramago. Aqui, Opiar reinterpreta a incapacidade de ver como um local e não um ser invisual, como uma quarentena onde estão concentrados grupos de cegos aliados pelo egoísmo e despreocupação, equivocados no aprofundamento da sua descrença pelo futuro. A ideia de cegueira é personificada como um espaço de onde os seus intervenientes não querem sair, perdendo o contacto com outras realidades e diluindo-se numa nova sociedade cega, que vê, mas não quer ver e que sente mas não quer sentir. “[...] Penso que não cegamos, penso que estamos cegos. Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem.”
José Saramago.