Luís Buchinho, formado em design de moda pelo Citex (atualmente designado Modatex), no Porto, em 1989, tem sido presença assídua nas edições da ModaLisboa desde 1991, no Portugal Fashion desde 1996 e na semana de Moda de Paris desde 2009.
O início da comercialização da sua marca homónima ocorre em 1992, em Portugal. Atualmente esta é distribuída em todo o país. Luís Buchinho tem participado em várias feiras como a Bread and Butter, Who´s Next e Gallery 2020.
Em 2007, abre a sua primeira loja na Rua José Falcão 122, Porto, e em 2012 inaugura o segundo espaço na Esplanada do Castelo, também no Porto.
Ao longo da sua carreira como designer, Luís Buchinho tem sido homenageado com várias distinções, como o prémio de Melhor Coleção Feminina atribuído pela Associação ModaLisboa em 1999, o prémio de Melhor Designer de Moda da Fashion TV em 2010 e o Globo de Ouro para Melhor Designer de Moda em 2012 e 2016.
A sua experiência como designer de malhas é notória no seu trabalho. Estruturas elaboradas e originais, pormenores gráficos e jogos inusitados de cores e texturas formam uma composição de silhuetas dinâmicas que definem um look cosmopolita, carismático e autêntico.
O outono/inverno 20/21 comemora os 30 anos da marca Luís Buchinho, que celebra esta ocasião com uma coleção que referencia os códigos mais marcantes da mesma.
Geometrias com influências Deco traduzem-se numa forte componente gráfica, tanto na silhueta como nos padrões. Mulheres fortes e afirmativas, andróginas às vezes, sempre femininas.
As silhuetas misturam influências dos anos 20 e 80.
As cores querem-se sóbrias, num jogo de negros e falsos negros: verdes-garrafa, tropa, musgo, marinho e cobre.
As matérias variam entre o natural e o sintético, aspetos couro / falso couro, pêlo falso, gabardines e tafetá.