Béhen E-Shop
behenstudio.com
BÉHEN é um projeto criado por uma sonhadora ávida que viaja para terras para lá do sol, mas que mantém sempre um pé em Portugal. Joana Duarte, designer de Moda, foi para Londres tirar um mestrado na Kingston University e começou a apaixonar-se por histórias por contar. Histórias com aventuras pintadas por saris, tribos bérber e outras personagens que a levaram com elas. Joana perde-se facilmente por terras distantes de sonhos, e deixa-se ir com canções de outros países e tecidos que viajam pelo mundo. Hoje, foca-se em fazer peças com colchas antigas e todos os outros tecidos que consegue encontrar no baú da avó.
Sediada no soalheiro Portugal mas imaginada na Índia, a marca BÉHEN acredita que a Moda pode existir sem desperdício e em peças únicas feitas a partir de têxteis antigos ou tecidos com a magia do tempo em terras distantes. Uma marca nascida para contar histórias, traz-nos os contos de mulheres a cantar em hindi e a dançar debaixo do sol do Rajastão. De mulheres que andam pela calçada portuguesa com ‘saudade’ no peito. De mulheres que viram o sol nascer na Síria, mas que não fecham os olhos à escuridão. Peças feitas eticamente por comunidades de mulheres à volta do mundo que servem para financiar a educação de meninos e meninas sírias.
Béhen E-Shop
behenstudio.com
Deixei para trás a terra das mangas e tamarindo
E vim para a terra das petúnias selvagens
Mãe, casaste-me para um lugar no deserto lá longe
Morubai, canção da tribo Jogi Nath Kalbelia
Um conto contado por pano. De mulheres que estão longe, mas perto dos nossos corações. Pano que nos conta o conhecimento do tempo e que, juntos, são um enxoval. A celebração das mulheres e dos tecidos nas gavetas. Esta coleção só foi possível graças à colaboração e aos esforços de muitas mulheres que, com a designer, acreditaram na magia da união. Com a Fundação Aga Khan e o Madalena Toscany Atelier, as peças são feitas por fadas da vida real: a lex bouquet fez verdadeiros sonhos de vegetais e flores que se materializaram em joalharia; Buketnaya lavka mimimi criou sapatos que são autênticos bouquets, a partir de flores frescas e das missangas em vidro feitas à mãos pelas poderosas mulheres da Cooperativa de Valorização de Resíduos de São Tomé e Príncipe. A maioria dos têxteis usados são da coleção da avó da designer ou comprados em mercados por todo o mundo.