Exposições

ModaLisboa And Now What?

PORTUGUESE SHOEStainability

PORTUGUESE SHOEStainability

Há várias formas de escrever a palavra "sustentabilidade". Nenhuma é melhor que a outra, nenhuma é maior que a outra, e só quando todas se unirem conseguiremos uma indústria completamente ética, limpa e responsável. É esta a história que a exposição da Portuguese Shoes nos contou: a de um Portugal líder no desenvolvimento de soluções sustentáveis.

Em 2019 a APICCAPS e Centro Tecnológico do Calçado (CTCP) apresentaram um Plano de Ação do Cluster do Calçado para a Sustentabilidade que se divide em três eixos fundamentais: Planeta, Pessoas e Empresas. Dentro dele, estão ações como o desenvolvimento de novos materiais, rastreabilidade das matérias-primas, pegada ambiental dos produtos, redução do consumo de água ou eficiência energética. São muitas, são diversas: e são-no porque a sustentabilidade tem de ser transversal, seja no par de sapatos que nos chega aos pés, seja nas condições de trabalho de quem os faz.

Felizmente, já há diversas marcas a servir de bastião da inovação. E o que a Portuguese Shoes trouxe à ModaLisboa AND NOW WHAT? foram precisamente alguns dos exemplos que já deram o primeiro passo.

MARCAS PARTICIPANTES:

ASPORTUGUESAS
SKIZO
GLADZ
FELMINI
MY CUTE POOCH
AMBITIOUS
SANJO


SHOWCASE MODAPORTUGAL

SHOWCASE MODAPORTUGAL

Sob a insígnia MODAPORTUGAL, onze empresas nacionais de tecido, calçado e vestuário uniram-se na produção das fardas das equipas do Pavilhão de Portugal na Expo Dubai.

O processo criativo, assinado pelo designer Filipe Augusto, com a curadoria de Miguel Flor, inspirou-se nos traços culturais que tocam ambas as culturas, concebendo um projeto assente nos padrões do típico azulejo português, que encontra na cultura árabe muitas correspondências.

A este esforço criativo, juntaram-se as empresas Belcinto, Calvelex, Carité, Lameirinho, Marfel, Paulo de Oliveira, Polopiqué, Riopele, Trotinete, Twintex e Vandoma, os embaixadores lusos dos setores do vestuário, calçado e têxtil que, de uma forma exemplar, reafirmaram a sua excelência industrial num projeto agregador e num caminho de cooperação estreita e apoio mútuo. De Portugal para o Mundo…

Esta iniciativa enquadra-se no projeto In.MODAPORTUGAL4.0, promovido pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil, com o cofinanciamento do Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.