Ricardo Andrez E-Shop
www.ricardoandrez.com
Scar ID
Rua do Rosário, 253
Porto
scar-id.com/pt
Ricardo Andrez, formado em Design de Moda pela Cooperativa Árvore e pelo Citex (atual Modatex), no Porto, explora imagens e produtos, tendo como mote: Pensar em Moda é pensar o corpo. Com o vestuário masculino como objeto de investigação, Ricardo Andrez lançou a sua marca em 2006, reinterpretando, desde então, o sportswear e o streetwear.
Em 2008 e 2009, apresentou o seu trabalho na Cibeles Madrid Fashion Week, Barcelona Fashion Week e ModaFad (Barcelona), e em março de 2010 integrou o calendário oficial da ModaLisboa, onde passou a apresentar sazonalmente as suas coleções.
Ao longo da sua carreira, Ricardo Andrez tem conquistado vários galardões, nomeadamente o prémio Melhor Coleção PasaFad, ModaFad/Book, Barcelona; a "Bota de Prata", MMM Munich Boqueria, Barcelona; o prémio "Melhor Criador Revelação Homem 09", Portugal. Em janeiro de 2013, venceu o concurso "Who´s Next" Paris, na categoria Homem.
Ricardo Andrez E-Shop
www.ricardoandrez.com
Scar ID
Rua do Rosário, 253
Porto
scar-id.com/pt
Vivendo num mundo maravilhoso e muito virtual de SS22, o processo de design de Ricardo Andrez concentrou-se nos videojogos, modelagem 3D e os NFTs do mundo da arte. O mundo hiper-real ganha forma numa espécie de momento IRL, que tem como consequência a nova realidade, totalmente reenquadrada pela tecnologia.
Andrez Studio evoca acabamentos visivelmente crus nas peças de vestuário, mas sem nunca perder a atenção ao detalhe, uma vez que a marca tem confeção nacional. A reconstrução também é predominante e, acima de tudo, uma atualização do DNA da marca. Procurar materiais conscientes nunca foi tão importante como agora no processo criativo, e Andrez apresenta peças-chave em algodão orgânico. Materiais termicamente sensíveis foram usados para criar uma nova atmosfera de acordo com a temperatura de quem os usa.
Neste momento, numa indústria supersaturada como a Moda, estamos perante uma nova forma de pensar e criar com “sustentabilidade”. Por isso, para sensibilizar e fazer uma abordagem de slow fashion ao público, esta coleção foi produzida a partir de tecidos deadstock.