Artur Dias iniciou os seus estudos na Escola de Artes Soares dos Reis e licenciou-se em Design de Moda no Modatex, no Porto. Ligado à área performativa desde muito jovem, desenvolveu um interesse e estima por tudo o que é performativo e artístico na Moda, explorando o seu ambiente expressivo e cenográfico. Depois da apresentação de três coleções no concurso Sangue Novo da ModaLisboa, Artur Dias integra atualmente a plataforma Workstation, com a marca OPIAR, trabalhando as peças baseada na filosofia do trabalho singular e da Moda sustentável.
Todos os produtos desenvolvidos pela marca são feitos a partir de deadstock, retalhos ou materiais reciclados e posteriormente upcycled. O processo é inteiramente feito pelo designer, desde o design aos moldes e à confeção das peças. Todo este processo, em adição a uma maior proximidade e ética de trabalho, faz com que todas as peças sejam únicas e exclusivas.
"Sonhei que era de porcelana. Um corpo nu, delicado e de luz noturna. Vagueando sobre uma canoa pelas águas de uma cidade inundada e solitária. A lua era a única fonte de luz ou companhia. Existia um único receio, o de ser visto, mas também o que me amparava. A água era fina, gélida, mas etérea, pintando as bordas do que por ali passava, subtil. Foi então que me deparei com o avermelhar dessa mesma água. Quando uma voz me relembrou: "Se um dia a água vires avermelhar, não temas, porque são as lágrimas de um amor que outrora chorei." Foi então ali que nessa mesma água, por-fim, mergulhei."
Excerto/Adaptação de poemas da Mãe do designer. Céu