Federico Protto é um designer de moda e artista que vive e trabalha em Budapeste, Hungria, e Viena, Áustria. A sua obra combina vários métodos alternativos de apresentação, como design de moda, arte, styling, design de figurinos, performances musicais, teoria e projetos interdisciplinares.
Federico Protto formou-se na University of Applied Arts, em Viena, em 2017, sob o orientação dos professores Hussein Chalayan e Bernhard Willhelm.
Trabalhou para Michael Sontag, em Berlim, Hildur Yeoman, na Islândia e Marques'Almeida, em Londres.
VALENTINE
de Federico Protto em colaboração com Aleks Borys
“Escrevi um poema durante o meu período de inverno no sul de Espanha, numa das minhas caminhadas diárias na praia. Na noite anterior, houve uma tremenda tempestade que devastou a costa. A tempestade deu-nos milhões de minúsculas conchas brancas. E uma quantidade insanamente imensa de lixo: redes, plástico, vidro, garrafas, madeira, brinquedos, palhinhas, papel, têxteis. Havia uma situação paradoxal: raiva por este fracasso total e desrespeito à natureza e fascínio pelo feio, essa zona onde as coisas se encontram e criam atrito. De repente, pensei em sair com Klaus Nomi, ouvir uma pequena melodia doce e ser tipo, ah, isso é fofo. Existem ondas e degraus na areia. Esta história é um ciclo de criação, destruição, unidade e força de vontade de cura e mudança. E: união.” Maio de 2020.
As peças usadas no vídeo fazem parte de uma coleção criada durante o primeiro confinamento usando apenas materiais do arquivo pessoal do Designer.