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Constança Entrudo licenciou-se em Design Têxtil pela Central Saint Martins School, em Londres, em 2017, e trabalhou como designer têxtil para as marcas Balmain, Peter Pilotto e Marques’ Almeida.
Em 2018, fundou a sua marca homónima em Lisboa e apresentou a sua primeira coleção na ModaLisboa – Lisboa Fashion Week, sendo rapidamente reconhecida pelos seus tecidos de trama desconstruída com linhas recicladas, padrões gráficos arrojados e proporções irregulares.
Pesquisa, experimentação e sentido de humor são a base das criações únicas de Constança Entrudo. A designer cria com absoluta liberdade a partir de estruturas de design preexistentes, usando métodos de tentativa e erro para chegar a tecnologias exclusivas de manipulação têxtil. Meticulosamente feitas à mão, todas as suas peças são criadas a partir da ideia de que a roupa deve partir de uma base têxtil bidimensional, que posteriormente é moldada à figura 3D do corpo humano.
Todos os métodos de produção da marca são centrados no upcycling, aproveitando o poder transformador do artesanato e da criatividade para minimizar o impacto no meio ambiente e reforçar a ligação positiva com a natureza.
Além da Lisboa Fashion Week, Constança Entrudo já apresentou o seu trabalho na London Fashion Week (SS21) e Paris Fashion Week (FW21 e SS22). Em setembro de 2019, foi a vencedora do prémio The Who's Next Prize, em Lille, França.
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Para a primavera/verão 2022, Constança Entrudo convida-nos para uma apresentação que explora a relação entre a palavra escrita e a forma visual.
Nesta coleção, Constança desenvolveu uma nova instalação multimédia composta por cinco elementos: têxteis, performance, som, escultura e poesia visual. Com esta performance, Constança pretende privilegiar um momento no tempo — criar um glitch — num mundo onde tudo acontece num agora agora agora agora agora agora.
O resultado é uma coleção profundamente pessoal, na qual poemas visuais escritos em colaboração com a artista Isabella Toledo aparecem por meio desses temas de fragmentação e distorção e tecidos feitos à mão que se desfazem e interagem com o design do cenário de forma ilusória e lúdica.
Não devemos esquecer a influência da poesia concreta dos anos 60, inspirada em manifestos e poemas de europeus e brasileiros, bem como a vibrante cena artística internacional de Nova Iorque, os protestos anti-guerra e pró-direitos civis e o fascínio da cultura popular pelos sistemas e Tecnologia. A poética literária reduz a linguagem a um sistema de código semiótico eloquente e linguagem visual universal.
Fotografia: Igor Pjörrt
Colaboração: Isa Toledo
Direção Artística: Bernardo Maria
Casting e Consultoria: David Motta
Cenografia: Outland; Ana Semedo; Tiago Curado Almeida
Banda sonora: Dexter; João Ervedosa; Maria Amor
Cabelos: Cláudio Pacheco para Chiado Studio
Maquilhagem: Antónia Rosa Atelier
Unhas: Vanity Poison