Exposições

ModaLisboa Collective

PORTUGUESE SHOES BY APICCAPS

PORTUGUESE SHOES BY APICCAPS

Uma indústria monumental e antiga como a do calçado carrega as suas tradições. Mas também tem nos ombros o peso de ser pioneira, de inovar, de melhorar. A responsabilidade partilha a morada com a influência, as duas caminham de forma diretamente proporcional. Esta tem de ser a única filosofia de quem cria e materializa num planeta que precisa cada vez mais de respeito. A ModaLisboa e a APICCAPS apresentaram uma exposição que quer pensar na forma como a pele, tão tradicionalmente trabalhada em Portugal, percorre o caminho da sustentabilidade. Quando bem tratados, uns sapatos em pele duram a vida inteira — exatamente como o planeta que habitamos. A tecnologia avançou de forma a que trabalhar a pele seja menos poluente para o ambiente do que as alternativas, e as marcas nacionais representadas na exposição fazem diariamente o esforço de descobrir novos tratamentos, sem químicos, sem toxicidade, para proteger o produto protegendo o mundo. É assim que se avança: um passo de cada vez.

MARCAS

Ambitious

António, a Handmade Story

Barons Cage

Belcinto

Centenário

Dark Collection

Exceed

Friendly Fire

Gladz

Luis Onofre

Nobrand

Palazzo VII

Perks

RCM (Rolando da Cunha e Melo)

Unreal Fields

Wolf & Son


SHOWCASE MODAPORTUGAL

SHOWCASE MODAPORTUGAL

O Showcase MODAPORTUGAL by CENIT/ANIVEC reuniu moda, lifestyle e cultura. A instalação, que esteve em exposição na ModaLisboa, homenageou o pensamento criativo e artesanal presente no ADN da indústria de vestuário nacional, e abriu uma porta ao diálogo, ao trabalho em parceria e à fusão de experiências e linguagens industriais e de moda. Funcionou como uma janela para um país que prospera com técnicas antigas associadas às mais recentes inovações tecnológicas e às preocupações sociais e ambientais. O espaço acolheu ainda o número 23 da revista Prinçipal MODAPORTUGAL que tem vindo a revelar, internacionalmente, a indústria de moda portuguesa e os seus principais agentes, sob um olhar criativo e editorial, criando novas pontes e incentivando o alargamento da rede de profissionais.

MARCAS
Baccus 
Frenken
Inimigo
Maria by Fifty
Nazareth Collection
Pietro Donati 

STONERS | SLICES OF INFINITY BY COLISÃO STUDIOS X ASSIMAGRA

STONERS | SLICES OF INFINITY BY COLISÃO STUDIOS X ASSIMAGRA

PROMOVIDO POR CLUSTER RECURSOS MINERAIS

Um espaço pensado para se viver a Pedra Mármore Portuguesa de uma forma inesperada. Moda, novas tecnologias e o Mármore Português convergiram para contar a história do regresso dos Stoners, fragmentos humanizados do nosso recurso metamórfico, de volta ao Alentejo. Este regresso às origens, num contexto atual, trouxe uma nova forma de olhar para algo que é tão tradicional como intemporal. Foi também um espaço onde o espectador fez parte da criação de uma coleção. Por isso a Colisão Studios, uma casa de moda multidisciplinar, juntou-se à Assimagra, a associação que representa os recursos minerais de Portugal. Para uma re-aproximação, entre nós que pisamos a terra, e o que se começou a formar há 700 milhões de anos. Pinturas da natureza, partes do infinito, tudo o que é intemporal e, ao mesmo tempo, é hoje.

KEITH HARING E DINO ALVES

KEITH HARING E DINO ALVES

Dino Alves, embaixador da exposição “Keith Haring. Entre a arte, o ativismo e a moda”, criou um vestido inédito inspirado na obra do artista gráfico, Keith Haring, que apresentou em exclusivo na ModaLisboa Collective.

O vestido foi leiloado pela Cabral Moncada Leilões, no leilão de Arte Moderna e Contemporânea, realizado no próximo dia 28 de outubro 2019, e os lucros reverteram para a Ser+ (Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA).

UMA ODE A OLGA NORONHA

UMA ODE A OLGA NORONHA

Entre 11 e 13 de outubro de 2019, algumas das peças mais importantes da série ODE (2016) de Olga Noronha, estiveram expostas no Coletivo 284, na Rua das Amoreiras. Apresentadas como obras escultóricas que reconfiguram e re-imaginam o corpo humano, as peças chegaram-nos como objetos/esculturas autónomos e concretos para além da presença (implícita) do corpo.