Nuno Gama

Desfile 10 Mar 2019 às 14:30

Mais sobre estaa Coleção
Nuno Gama
Contactos

Rua Nova da Trindade, 1B

1200-301 Lisboa - Portugal


Tel: +351 213 479 068
E-mail:
 geral@nunogama.pt
URL: www.nunogama.pt 

Pontos de venda

Maison Nuno Gama
Rua Nova da Trindade, 1B
1200-301 Lisboa

Natural de Azeitão, Nuno Gama forma-se em Design de Moda pelo Citex, no Porto. Inicia muito cedo a sua colaboração com a indústria têxtil e começa a vender as suas coleções em lojas selecionadas de Lisboa e Porto. Em 1993 lança a sua marca homónima, e inicia as apresentações sazonais das suas coleções na ModaLisboa - Lisboa Fashion Week.

A par do desenvolvimento das suas coleções, colabora frequentemente na criação de guarda-roupas para espetáculos de dança e teatro e desenvolve uniformes para diversas entidades. Em 1999, inicia o seu trabalho de coordenador da coleção de Homem do Grupo Maconde.

Em 2005, lança a “Gama de Casa” na ModaLisboa e inicia a sua colaboração com a marca Pinho Vieira. No ano seguinte, regressa com a Gavesa Lda e continua a desenvolver as linhas "Gama de Jóias" e "Gama de Casa".

Em 2008, inaugura a sua nova Loja & Atelier, no Porto.

Em maio de 2010 e abril de 2012, é convidado a integrar a Semana de Moda da Polónia, FashionPhilosophy Fashion Week Poland, no âmbito da parceria de intercâmbio estabelecida entre esta organização e a ModaLisboa.

Em fevereiro de 2012 transfere a sua empresa para Lisboa e abre a sua loja e atelier no Príncipe Real.

Em 2014 é convidado a representar Portugal na Praga Fashion Week, Poland Fashion Week e Dragão Fashion Week - Brasil. No mesmo ano, cria as novas fardas dos restaurantes Aura e D. Castellana. 

Em março de 2016, no âmbito da ModaLisboa, apresenta o filme autobiográfico “50’s Nuno Gama” no CCB. Em setembro apresenta a coleção de outono/inverno 16/17 na Gala comemorativa dos seus 50 anos & 30 de carreira, no Casino Estoril, a favor da Cruz Vermelha Portuguesa. Em novembro lança a sua nona linha de desporto e é nomeado pela Academia Internacional de Artes e Ciências de NY na categoria de melhor desfile do ano.

Em junho de 2017, apresenta a coleção verão 2018 no Showcase ModaPortugal, realizado na Galerie Perrotin, em Paris, durante a Semana da Moda Masculina. Em setembro do mesmo ano, lança, juntamente com a BMW Portugal, o Mini Gama Gentleman e uma 2ª versão Sport, apelidada de Quinas.

Em dezembro de 2018 abre a Maison Nuno Gama na Rua Nova da Trindade 1, no Chiado, em Lisboa. Um espaço acolhedor especialmente dedicado ao homem urbano contemporâneo, onde os clientes e admiradores do trabalho do criador português podem encontrar as suas coleções de pronto-a-vestir, alfaiataria, acessórios e calçado. 

Contactos

Rua Nova da Trindade, 1B

1200-301 Lisboa - Portugal


Tel: +351 213 479 068
E-mail:
 geral@nunogama.pt
URL: www.nunogama.pt 

Pontos de venda

Maison Nuno Gama
Rua Nova da Trindade, 1B
1200-301 Lisboa

Sobre a coleção

FW 19/20

MUTANTES

Embora sedentários, neste momento de grande mutação, temos que nos mexer bem, rápido e velozes, como o tempo das estações, pois nada nem ninguém espera por nós. Queremos presenciar e ser a evolução humana que se aproxima.

Cremos que da dúvida nasce a solução: De que massa somos feitos? Que herança transportamos? Que valor atribuímos ao que realmente desejamos? Conscientes de que somos mais próximos do que desejamos do que na realidade somos e no permanente desafio de aceitação dos caracteres marcadamente diferentes dos da nossa ascendência.

Viajámos por isso a um passado recente de códigos de vestuário dos anos 30 e reconstruímos um look formal onde as lãs de aspeto rústico se evidenciam das de grande nobreza, em justaposições obrigatórias de fato 3 peças, sem dispensar o sobretudo, camisa de colarinhos redondos, branquinhos com riscados bicolores, ora engalanadas de lacinho gravateiros ou abertas revelando a camisola interior, de botões. A calça curta, mas mais direita, é segura por suspensórios e valorizada, tanto por sapatos de atacador como por botins ou franjados: A boina traz de volta o “pintas” com tanto de naif como de estiloso.

Desenhámos “casacos mochila”, como simbologia do que carregamos no dia a dia, na maravilhosa aventura que é a vida e a viagem intergaláctica da alma. Criando um look mais casual em que a gola alta continua muito senhora de seu nariz; os “abrigos” voltam em força e aí não se dispensa uma atitude mais prática, própria de qualquer viajante, pronto a galgar o mundo num confortável sneaker.

Desafiámos ainda as forças da natureza ao substituir botões por tiracolos, seguros por tic-tac’s e mosquetões a um único bolso gigante, espírito “mala”. Sentimo-nos assim próximos dos nossos valores, daqueles de que não abdicamos e que querermos connosco para a eternidade, na exigência de todas as novas experiências, instagramadas em grande estilo, nobilitadas ainda pela excelência da memória da pele.

Da penumbra desta noite fria, o meu mar azul atlântico continua cá, assim como a nobreza de garra encarnada e daqui de onde estou ou para onde vou, tenho os olhos carregados de verde esperança, que as minhas estrelas iluminam.

Tolerância máxima e em perfeita melodia: desde que bem “boinados” & calçados, os sobretudos destacam-se obrigatoriamente, acompanhados das suas golas altas, num certo regresso ao classicismo, agora de vanguarda, em justaposições de múltiplas opções, origens, línguas, credos & equipes de futebol, de malas na mão em viagem pelo mundo.


Ver mais (48)

Backstage

Desfiles anteriores

Porto Graal
SS 19