João MagalhãesLAB

Desfile 09 Mar 2019 às 15:30

Mais sobre estaa Coleção
João Magalhães
Contactos

João Magalhães nasceu em 1988 e cresceu entre Londres e Lisboa. Sempre se interessou pelas artes - estudou arquitetura e especializou-se em moda, explorando a forma e a construção nas suas criações. Em 2014 criou a Morecco, que se inicia como uma marca de acessórios, mas a evolução do conceito levou-a à ModaLisboa um ano mais tarde, com a primeira coleção completa de pronto-a-vestir para o outono/inverno 16/17.

O designer explora um universo estético marcado pela androginia, pela exigência com os materiais e o corte, por técnicas artesanais, desde as malhas aos bordados à mão.

Em março de 2019, João Magalhães assina a primeira coleção em nome próprio. As suas peças continuam a descolar-se de constrangimentos de género e idade, são livres de categorizações, mas agora descobrimos uma nova conceptualidade, mais próxima da visão do designer e do que imagina que deve ser o guarda-roupa de agora.

Contactos
Sobre a coleção

FW 19/20

Para aquela que é a primeira coleção que assina em nome próprio, João Magalhães encontrou inspiração em ‘Um Imaginário Termodinâmico’, uma mostra de estruturas aéreas do argentino Tomás Sacraceno, patente no MAAT no verão de 2018. As esculturas metálicas e a luz das instalações, que desafiavam a gravidade, influenciaram o designer, que procurou recriar estas referências nas formas, nos materiais, texturas e bordados tridimensionais.

A este ponto de partido, João Magalhães referencia a geometria e o universo industrial do Construtivismo Russo, uma corrente estética do início do século XX que ganha forma na modelação e (des)construção das peças. Os padrões e os plissados partem de fotografias que o designer tirou no Japão, impressas depois em tecido, e que refletem as cores e as linhas da cidade.

O minimalismo e a austeridade da coleção deixam-se desalinhar pelo skate e pela contracultura - é o que dá o equilíbrio ao conceito e lhe injeta vida. Este é o imaginário de João Magalhães para o próximo outono/inverno.

Fotos: Ugo Camera

Ver mais (15)