Aleksandar Protic

Nascido em Belgrado, Sérvia, Aleksandar Protic licenciou-se em Fashion Design and Costumes, pela Academia de Belas Artes de Belgrado, em 1998. No mesmo ano, frequentou o curso de Fashion Design na Royal Academy of Fine Arts de Antuérpia, Bélgica. Ainda em Belgrado, foi distinguido com o galardão de “Mais Promissor Designer de Moda” e apresentou a sua coleção de final de curso na Belgrade Fashion Week.

Em 1999, mudou-se para Lisboa e no ano seguinte criou a marca Aleksandar Protic e abriu a sua loja própria no Bairro Alto. Desde 2001, apresenta sazonalmente as suas coleções na ModaLisboa.

Em 2010, foi selecionado pela Maison de la Création para representar Portugal no projeto Cité Euroméditerranéenne de la Mode, que culminou em julho de 2013 com uma exposição na cidade de Marselha, Capital Europeia da Cultura.

Além do seu trabalho enquanto designer de moda, Aleksandar Protic colabora como figurinista com diversos artistas de Dança e Teatro Contemporâneos.

Aleksandar Protic explora as formas, esculpindo e drapeando. Combina formas estruturadas e fluidas, criando coordenados dramáticos e, ao mesmo tempo, práticos. A arte, a música e o mundo que o rodeia são as suas principais inspirações.  

Desfiles

-
FW 20/21
SS 20
FW 19/20
SS 19