Aleksandar Protic

Desfile 10 Mar 2019 às 21:00

Mais sobre estaa Coleção

Aleksandar Protic nasceu em Belgrado, Sérvia. Em 1998, licencia-se na Academia de Belas Artes de Belgrado, no departamento de Fashion Design and Costumes. No mesmo ano, frequenta a Royal Academy of Fine Arts de Antuérpia, Bélgica, no Departmento de Fashion Design. Ainda em Belgrado, é distinguido com o galardão de “Mais Promissor Designer de Moda” e apresenta a sua coleção de final de curso na Belgrade Fashion Week.

Em 1999, muda-se para Lisboa. No ano seguinte cria a marca Aleksandar Protic e abre a sua loja própria no Bairro Alto. Desde 2001, apresenta regularmente as suas coleções na ModaLisboa.

Em 2010 é selecionado pela Maison de la Création para representar Portugal no projeto Cité Euroméditerranéenne de la Mode, que culmina em julho de 2013 com a grande exposição na cidade de Marselha, Capital Europeia da Cultura.

Além do seu trabalho enquanto designer de moda, Aleksandar Protic colabora como figurinista com diversos artistas de Dança e Teatro Contemporâneos.

Aleksandar Protic explora as formas, esculpindo e drapeando. Combina formas estruturadas e fluidas, criando coordenados dramáticos e, ao mesmo tempo, práticos. A arte, a música e o mundo que o rodeia são as suas principais inspirações.  

Sobre a coleção

FW 19/20

DISSECTION

A coleção de outono/inverno 19/20 começou como continuação da estação anterior. Depois dos heróis da coleção primavera/verão 2019, explorei a ideia de liberdade que encontrei no documentário "Cobra gypsies", que retrata a vida de uma tribo Indiana nómada. As pessoas e a vida das tribos inspiraram a paleta de cores da coleção e fizeram-me olhar para os meus arquivos.

CORES
Azul, preto, amarelo, estampados.

MATERIAIS
Lãs, pele sintética, scuba, misturas, lycra, viscose, seda.

Fotos: Ugo Camera

Ver mais (16)

Desfiles anteriores

SS 19