ASSOCIAÇÃO MODALISBOA

Conheça a Associação ModaLisboa, cuja missão é a promoção e o desenvolvimento da Indústria de Moda em Portugal e do capital criativo nacional.

A Associação ModaLisboa surge em 1993 para organizar aquela que seria a primeira semana de moda independente da Europa e o evento de moda com maior reconhecimento nacional.

1991
A partir de um convite do Departamento de Turismo da Câmara Municipal de Lisboa, Eduarda Abbondanza e Mário Matos Ribeiro concebem e produzem a 1ª edição do projeto ModaLisboa.
1992
Lançamento do concurso de jovens designers, Sangue Novo, com a missão de descobrir e promover novos talentos da Moda.
1996
Início da 2ª fase da ModaLisboa, com a criação da Associação ModaLisboa, entidade sem fins lucrativos tutora do projeto.
2000
Lançamento do website ModaLisboa, com o objetivo de se tornar no maior e mais completo sistema de informação sobre a Moda Portuguesa.
2001
A ModaLisboa comemora o seu 10º aniversário e inaugura a loja ModaLisboa Design, na Praça do Município, em Lisboa.
2002
A ModaLisboa, em parceria com o ICEP e com o apoio do Ministério da Economia, cria e organiza e projeto + Portugal, em Barcelona. Um showcase interdisciplinar, englobando Moda, Design, Artes Plásticas e Visuais, Artesanato e Música.
2003
Prosseguindo a sua estratégia de internacionalização e o objetivo de integrar uma plataforma internacional, a ModaLisboa adopta a designação de Lisboa Fashion Week, passando a ter a duração de 4 dias.
2007
A ModaLisboa muda-se para Cascais e adopta a designação ModaLisboa | Estoril.
2010
A ModaLisboa regressa a Lisboa. Lançamento do projecto Workstation.
2013
Depois de um interregno de 10 anos, a ModaLisboa relança o concurso de jovens designers Sangue Novo. No mesmo ano lança o projeto Wonder Room, pop-up store de marcas emergentes de moda, design e lifestyle nacionais.
2014
O programa da Lisboa Fashion Week torna-se mais diversificado, passando a incluir mais iniciativas abertas ao público, como as conferências Fast Talks e várias exposições.
2018
Criação do projeto Check Point, meeting point da indústria. A Workstation torna-se mais abrangente e multidisciplinar, passando a integrar happenings de moda e exposições de fotografia e ilustração.
Conheça os projetos desenvolvidos pela Associação ModaLisboa

Lisboa Fashion Week

A ModaLisboa - Lisboa Fashion Week é o principal projeto da Associação ModaLisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e é o evento de moda com maior reconhecimento em Portugal. Apresenta sazonalmente, em março e outubro, as coleções dos criadores de moda nacionais, com a missão de divulgar o melhor da Moda Portuguesa para o mundo.

O evento é dirigido a um público profissional constituído por imprensa, compradores, indústria têxtil, assim como convidados dos criadores e representantes de áreas artísticas, culturais, empresariais e institucionais. 

25 500
Visitantes
1 000 000
Público TV e Online
450
Jornalistas

Sangue Novo

Sangue Novo é uma plataforma de apresentação das ideias e trabalhos de um conjunto de jovens designers em início de carreira ou finalistas de cursos de moda em escolas nacionais e internacionais. As coleções dos candidatos finalistas são apresentadas à imprensa e ao público num desfile coletivo integrado no calendário oficial da ModaLisboa - Lisboa Fashion Week. O concurso é anual com duas fases de seleção. As candidaturas decorrem entre maio e junho de cada ano.
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Sangue Novo

Check Point

O Check Point é um espaço de diálogo para criativos, empreendedores e todo o público profissional da Lisboa Fashion Week. O Check Point integra as conferências Fast Talks, workshops, mesas redondas, em paralelo com momentos de networking que visam a disseminação nacional e internacional das últimas tendências do mercado de moda. Um espaço para o diálogo e o pensamento sobre o futuro, o mercado e seus desafios. O mercado e o mundo estão em constante alteração e mais do que nunca é fundamental refletir o futuro, aproximar os agentes de mudança e promover um espírito colaborativo que permita acrescentar valor e encontrar melhores respostas.
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Check Point

Fast Talks

As Fast Talks reúnem um painel de especialistas para refletir na primeira pessoa as suas experiências e visões de futuro, abordando temas essenciais à Indústria da Moda como a sustentabilidade, a tecnologia e inovação, os novos paradigmas na criação de marca e distribuição. Numa conversa informal, esta discussão interdisciplinar aborda múltiplos conceitos, definições e projeções históricas e culturais em confronto. A moda é uma arte viva, por definição revolucionária, que se projeta no futuro. As Fast Talks são transmitidas em tempo real por live streaming, cativando cada vez uma maior audiência, quer na sala de conferências, como via digital. Ao longo de várias edições, as Fast Talks juntaram players incontornáveis da indústria como a Trend Union, Farfetch, Polimoda, Vivienne Westwood, GFX, Vogue, e contaram com convidados como Danilo Venturi, Brigitte Stepputtis, Paul Gorman, Priscila Alexandre, Miguel Bento, Misha Pinkhasov, entre muitos outros.
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Fast Talks

Wonder Room

Wonder Room é uma pop-up store de marcas portuguesas que reúne uma seleção única de moda & lifestyle. Com uma oferta de produtos exclusivos, o Wonder Room dá a conhecer uma diversidade de autores e marcas emergentes que apostam no design, na inovação, sustentabilidade e craft. Focado em marcas de mono-produto e novos produtos na área da moda, esta plataforma é dedicada ao empreendedorismo e à criação nacional. Iniciado em 2013, o Wonder Room deu a conhecer diversos projetos de moda e lifestyle, entre os quais destacamos Senhor Prudêncio, Ideal&Co, Urso Tigre, Green Boots, entre muitos outros.
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Wonder Room

Workstation

A Workstation foi originalmente criada na ModaLisboa para desafiar fotógrafos a registar e expor a sua perspetiva visual de tudo o que acontece durante as edições da Lisboa Fashion Week. Mas o sucesso artístico da plataforma fez com que esta evoluísse e passasse a apresentar uma visão mais abrangente, mais eclética e mais representativa do mosaico artístico que é vivido durante os eventos da ModaLisboa. A Workstation torna-se, assim, uma plataforma multidisciplinar, que inclui happenings de moda, exposições de fotografia e ilustração.
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Workstation

United Fashion

United Fashion é um projeto de intercâmbio realizado por um grupo de sete associações europeias de moda, de seis países diferentes: MAD Brussels Fashion and Design Platform (BE), Baltic Fashion Federation (LV), Fashion Council Germany (DE); Fashion Weekend Skopje (MK), Flanders DC (BE), Maisons de Mode Lille-Roubaix (FR), e ModaLisboa (PT). Promover a criatividade, a inovação, o empreendedorismo e aumentar as oportunidades de negócio para designers de moda europeus é o principal objetivo deste projeto.
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United Fashion