ASSOCIAÇÃO MODALISBOA

A ModaLisboa é um projeto multidisciplinar focado na promoção e desenvolvimento da Moda de autor nacional. Fundada em 1991, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, é uma plataforma que reúne desfiles, conferências, workshops, mentoria e exposições, desenhada para públicos e mercados nacionais e internacionais. Tem uma clara missão de consciencialização da comunidade para a sustentabilidade, a inclusão e a transparência, e potencia o crescimento da Moda em Portugal através de parcerias com a indústria e de um trabalho continuado em articulação com as associações do setor. A Lisboa Fashion Week é o principal projeto da Associação ModaLisboa e, mais do que uma Semana de Moda, funciona enquanto agregador e motor de descoberta de jovens talentos, que forma, incentiva e divulga através de plataformas como o Sangue Novo, a Workstation e o LAB.

1991
A partir de um convite do Departamento de Turismo da Câmara Municipal de Lisboa, Eduarda Abbondanza e Mário Matos Ribeiro concebem e produzem a 1ª edição do projeto ModaLisboa.
1992
Lançamento do concurso de jovens designers, Sangue Novo, com a missão de descobrir e promover novos talentos da Moda.
1996
Início da 2ª fase da ModaLisboa, com a criação da Associação ModaLisboa, entidade sem fins lucrativos tutora do projeto.
2000
Lançamento do website ModaLisboa, com o objetivo de se tornar no maior e mais completo sistema de informação sobre a Moda Portuguesa.
2001
A ModaLisboa comemora o seu 10º aniversário e inaugura a loja ModaLisboa Design, na Praça do Município, em Lisboa.
2002
A ModaLisboa, em parceria com o ICEP e com o apoio do Ministério da Economia, cria e organiza e projeto + Portugal, em Barcelona. Um showcase interdisciplinar, englobando Moda, Design, Artes Plásticas e Visuais, Artesanato e Música.
2003
Prosseguindo a sua estratégia de internacionalização e o objetivo de integrar uma plataforma internacional, a ModaLisboa adota a designação de Lisboa Fashion Week, passando a ter a duração de 4 dias.
2007
A ModaLisboa muda-se para Cascais e assume a designação ModaLisboa | Estoril.
2010
A ModaLisboa regressa a Lisboa. Lançamento do projeto Workstation.
2013
Depois de um interregno de 10 anos, a ModaLisboa relança o concurso de jovens designers Sangue Novo. No mesmo ano lança o projeto Wonder Room, pop-up store de marcas emergentes de moda, design e lifestyle nacionais.
2014
O programa da Lisboa Fashion Week torna-se mais diversificado, passando a incluir mais iniciativas abertas ao público, como as conferências Fast Talks e várias exposições.
2018
Criação do projeto Check Point, meeting point da indústria. A Workstation torna-se mais abrangente e multidisciplinar, passando a integrar happenings de moda e exposições de fotografia e ilustração.
A Associação ModaLisboa e a RTP2 apresentam o documentário ModaLisboa 50 inspirado nas 50 edições e nos 27 anos de ModaLisboa.
2020
ModaLisboa é o evento anfitrião do projeto United Fashion Lisboa, que traz a Lisboa 15 designers de Moda europeus para um intercâmbio de conhecimento e criatividade e um programa que inclui happenings, workshops, um showroom internacional, networking.
O filme da ModaLisboa AWAKE é distinguido com 5 Prémios Lusófonos da Criatividade: Ouro nas categorias de Filme Web e Edição; Prata em Direção de Fotografia e Pós-produção e efeitos especiais; Bronze em Melhor Filme TV.
Conheça os projetos desenvolvidos pela Associação ModaLisboa

Lisboa Fashion Week

A ModaLisboa - Lisboa Fashion Week é o principal projeto da Associação ModaLisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e é o evento de moda com maior reconhecimento em Portugal. Apresenta sazonalmente, em março e outubro, as coleções dos criadores de moda nacionais, com a missão de divulgar o melhor da Moda Portuguesa para o mundo.

O evento é dirigido a um público profissional constituído por imprensa, compradores, indústria têxtil, assim como convidados dos criadores e representantes de áreas artísticas, culturais, empresariais e institucionais. 

25 500
Visitantes
1 000 000
Público TV e Online
450
Jornalistas

ModaLisboa Sustentável

Com o propósito de mostrar as melhores práticas e as urgências que se verificam a nível ambiental e ético na indústria de Moda, a Associação ModaLisboa tem vindo a instituir valores e princípios de desenvolvimento sustentável em todas as fases e parâmetros de planeamento da Lisboa Fashion Week e tem procurado também sensibilizar os parceiros, fornecedores, equipa e todos os intervenientes que fazem o evento acontecer para a adoção de boas práticas, no sentido de continuar a evoluir sustentavelmente. Desde 2017, a ModaLisboa tem promovido diversos eventos em nome de uma indústria de moda mais justa, segura e transparente.
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ModaLisboa Sustentável

Sangue Novo

O Sangue Novo é o concurso de jovens Designers da Lisboa Fashion Week. Ao desenvolver um trabalho de proximidade com todas as escolas de Moda do país para captar e impulsionar o trabalho de jovens criativos, afigura-se como a voz da nova geração, servindo de palco para correntes de pensamento livres de compromisso. O concurso desenvolve-se em duas fases. As candidaturas decorrem entre maio e junho de cada ano. Depois da seleção dos candidatos — em julho — 10 jovens Designers apresentam as suas coleções em outubro. Aqui, são selecionados 5 finalistas, que competem pelos prémios em março do ano seguinte. Durante todo o processo, os criativos recebem acompanhamento e mentoria por parte do painel de jurados, de forma a prepará-los para a integração na indústria de Moda nacional.
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Sangue Novo

Workstation

A Workstation foi originalmente para desafiar fotógrafos a registar e expor a sua perspetiva visual de tudo o que acontece durante as edições da Lisboa Fashion Week. Mas o sucesso artístico da plataforma fez com que esta evoluísse e passasse a apresentar uma visão mais abrangente, mais eclética e mais representativa do mosaico artístico que é vivido durante os eventos da ModaLisboa. A Workstation torna-se, assim, uma plataforma multidisciplinar de experimentação artística, que inclui happenings de moda, exposições de fotografia e ilustração.
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Workstation

Fast Talks

As Fast Talks reúnem, todas as edições, painéis de especialistas para refletir na primeira pessoa as suas experiências e visões de futuro, abordando temas essenciais à Indústria da Moda como a sustentabilidade, o empreendedorismo, a tecnologia e inovação, os novos paradigmas na criação de marca e distribuição. Entre conversas informais e workshops, esta discussão interdisciplinar aborda múltiplos conceitos, definições e projeções históricas e culturais em confronto. Ao longo de várias edições, as Fast Talks juntaram players incontornáveis da indústria como a Trend Union, Farfetch, Polimoda, Vivienne Westwood, GFX, Vogue, e contaram com convidados como Danilo Venturi, Brigitte Stepputtis, Paul Gorman, Priscila Alexandre, Miguel Bento, Misha Pinkhasov, Diana Verde Nieto, Jeanne de Kroon, Lisa Lang, entre muitos outros.
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Fast Talks

Wonder Room

Criado em 2013, o Wonder Room é uma pop-up de marcas portuguesas de moda e lifestyle, que se reinventa com a evolução e as necessidades do mercado. Com uma oferta de produtos exclusivos, dá a conhecer uma diversidade de autores e marcas emergentes que apostam no design, na inovação, sustentabilidade e saber-fazer. Focado em marcas de mono-produto e novos produtos na área de Moda, esta plataforma é dedicada ao empreendedorismo e à criação nacional.
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Wonder Room

United Fashion

Em 2017, um grupo de sete organizações de Moda europeias juntou-se para fundar um projeto que defendesse, promovesse e desenvolvesse a Moda independente na Europa. Numa ação sem precedentes e cofinanciada pelo programa Creative Europe da União Europeia, nasceu o UNITED FASHION. MAD - Home of Creators (BE), Baltic Fashion Federation (LV), Fashion Council Germany (DE), Fashion Weekend Skopje (MK), Flanders DC (BE), Maisons de Mode Lille-Roubaix (FR), e Associação ModaLisboa (PT) comprometeram-se a dinamizar a indústria, a estabelecer ligações, a construir pontes, a eliminar fronteiras.
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United Fashion