ASSOCIAÇÃO MODALISBOA

Conheça a Associação ModaLisboa, cuja missão é a promoção e o desenvolvimento da Indústria de Moda em Portugal e do capital criativo nacional.

A Associação ModaLisboa surge em 1993 para organizar aquela que seria a primeira semana de moda independente da Europa e o evento de moda com maior reconhecimento nacional.

1991
A partir de um convite do Departamento de Turismo da Câmara Municipal de Lisboa, Eduarda Abbondanza e Mário Matos Ribeiro concebem e produzem a 1ª edição do projeto ModaLisboa.
1992
Lançamento do concurso de jovens designers, Sangue Novo, com a missão de descobrir e promover novos talentos da Moda.
1996
Início da 2ª fase da ModaLisboa, com a criação da Associação ModaLisboa, entidade sem fins lucrativos tutora do projeto.
2000
Lançamento do website ModaLisboa, com o objetivo de se tornar no maior e mais completo sistema de informação sobre a Moda Portuguesa.
2001
A ModaLisboa comemora o seu 10º aniversário e inaugura a loja ModaLisboa Design, na Praça do Município, em Lisboa.
2002
A ModaLisboa, em parceria com o ICEP e com o apoio do Ministério da Economia, cria e organiza e projeto + Portugal, em Barcelona. Um showcase interdisciplinar, englobando Moda, Design, Artes Plásticas e Visuais, Artesanato e Música.
2003
Prosseguindo a sua estratégia de internacionalização e o objetivo de integrar uma plataforma internacional, a ModaLisboa adopta a designação de Lisboa Fashion Week, passando a ter a duração de 4 dias.
2007
A ModaLisboa muda-se para Cascais e adopta a designação ModaLisboa | Estoril.
2010
A ModaLisboa regressa a Lisboa. Lançamento do projecto Workstation.
2013
Depois de um interregno de 10 anos, a ModaLisboa relança o concurso de jovens designers Sangue Novo. No mesmo ano lança o projeto Wonder Room, pop-up store de marcas emergentes de moda, design e lifestyle nacionais.
2014
O programa da Lisboa Fashion Week torna-se mais diversificado, passando a incluir mais iniciativas abertas ao público, como as conferências Fast Talks e várias exposições.
2018
Criação do projeto Check Point, meeting point da indústria. A Workstation torna-se mais abrangente e multidisciplinar, passando a integrar happenings de moda e exposições de fotografia e ilustração.
Conheça os projetos desenvolvidos pela Associação ModaLisboa

Lisboa Fashion Week

A ModaLisboa - Lisboa Fashion Week é o principal projeto da Associação ModaLisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e é o evento de moda com maior reconhecimento em Portugal. Apresenta sazonalmente, em março e outubro, as coleções dos criadores de moda nacionais, com a missão de divulgar o melhor da Moda Portuguesa para o mundo.

O evento é dirigido a um público profissional constituído por imprensa, compradores, indústria têxtil, assim como convidados dos criadores e representantes de áreas artísticas, culturais, empresariais e institucionais. 

25 500
Visitantes
1 000 000
Público TV e Online
450
Jornalistas

ModaLisboa Sustentável

Com o propósito de mostrar as melhores práticas e as urgências que se verificam a nível ambiental e ético na indústria de Moda, a Associação ModaLisboa tem vindo a instituir valores e princípios de desenvolvimento sustentável em todas as fases e parâmetros de planeamento da Lisboa Fashion Week e tem procurado também sensibilizar os parceiros, fornecedores, equipa e todos os intervenientes que fazem o evento acontecer para a adoção de boas práticas, no sentido de continuar a evoluir sustentavelmente. Desde 2017, a ModaLisboa tem promovido diversos eventos em nome de uma indústria de moda mais justa, segura e transparente.
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ModaLisboa Sustentável

Sangue Novo

Sangue Novo é uma plataforma de apresentação das ideias e trabalhos de um conjunto de jovens designers em início de carreira ou finalistas de cursos de moda em escolas nacionais e internacionais. As coleções dos candidatos finalistas são apresentadas à imprensa e ao público num desfile coletivo integrado no calendário oficial da ModaLisboa - Lisboa Fashion Week. O concurso é anual com duas fases de seleção. As candidaturas decorrem entre maio e junho de cada ano.
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Sangue Novo

Check Point

O Check Point é um espaço de diálogo para criativos, empreendedores e todo o público profissional da Lisboa Fashion Week. O Check Point integra as conferências Fast Talks, workshops, mesas redondas, em paralelo com momentos de networking que visam a disseminação nacional e internacional das últimas tendências do mercado de moda. Um espaço para o diálogo e o pensamento sobre o futuro, o mercado e seus desafios. O mercado e o mundo estão em constante alteração e mais do que nunca é fundamental refletir o futuro, aproximar os agentes de mudança e promover um espírito colaborativo que permita acrescentar valor e encontrar melhores respostas.
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Check Point

Fast Talks

As Fast Talks reúnem um painel de especialistas para refletir na primeira pessoa as suas experiências e visões de futuro, abordando temas essenciais à Indústria da Moda como a sustentabilidade, a tecnologia e inovação, os novos paradigmas na criação de marca e distribuição. Numa conversa informal, esta discussão interdisciplinar aborda múltiplos conceitos, definições e projeções históricas e culturais em confronto. Ao longo de várias edições, as Fast Talks juntaram players incontornáveis da indústria como a Trend Union, Farfetch, Polimoda, Vivienne Westwood, GFX, Vogue, e contaram com convidados como Danilo Venturi, Brigitte Stepputtis, Paul Gorman, Priscila Alexandre, Miguel Bento, Misha Pinkhasov, entre muitos outros.
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Fast Talks

Wonder Room

Wonder Room é uma pop-up store de marcas portuguesas que reúne uma seleção única de moda & lifestyle. Com uma oferta de produtos exclusivos, o Wonder Room dá a conhecer uma diversidade de autores e marcas emergentes que apostam no design, na inovação, sustentabilidade e craft. Focado em marcas de mono-produto e novos produtos na área da moda, esta plataforma é dedicada ao empreendedorismo e à criação nacional. Iniciado em 2013, o Wonder Room deu a conhecer diversos projetos de moda e lifestyle, entre os quais destacamos Senhor Prudêncio, Ideal&Co, Urso Tigre, Green Boots, entre muitos outros.
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Wonder Room

Workstation

A Workstation foi originalmente criada na ModaLisboa para desafiar fotógrafos a registar e expor a sua perspetiva visual de tudo o que acontece durante as edições da Lisboa Fashion Week. Mas o sucesso artístico da plataforma fez com que esta evoluísse e passasse a apresentar uma visão mais abrangente, mais eclética e mais representativa do mosaico artístico que é vivido durante os eventos da ModaLisboa. A Workstation torna-se, assim, uma plataforma multidisciplinar, que inclui happenings de moda, exposições de fotografia e ilustração.
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Workstation

United Fashion

Em 2017, um grupo de sete organizações de Moda europeias juntou-se para fundar um projeto que defendesse, promovesse e desenvolvesse a Moda independente na Europa. Numa ação sem precedentes e cofinanciada pelo programa Creative Europe da União Europeia, nasceu o UNITED FASHION. MAD - Home of Creators (BE), Baltic Fashion Federation (LV), Fashion Council Germany (DE), Fashion Weekend Skopje (MK), Flanders DC (BE), Maisons de Mode Lille-Roubaix (FR), e Associação ModaLisboa (PT) comprometeram-se a dinamizar a indústria, a estabelecer ligações, a construir pontes, a eliminar fronteiras.
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United Fashion