FacebookPinterestTwitter
1. June 2021

A SEMANA EM CULTURA

-  Exposições,  Arte,  Cinema,  Architecture

A SEMANA EM CULTURA

Moda é cultura, e esta é uma curadoria ModaLisboa sobre o que ver e onde ir esta semana.

A SEMANA EM CULTURA - imagem 1

#exposição TUDO O QUE EU QUERO - Artistas Portuguesas de 1900 a 2020
2 de junho a 23 de agosto. Museu Calouste Gulbenkian.

Maria Helena Vieira da Silva, Lourdes Castro, Paula Rego, Ana Vieira, Salette Tavares, Helena Almeida, Ana Hatherly, Maria José Oliveira, Fernanda Fragateiro, Sónia Almeida, Grada Kilomba: estes são apenas alguns dos 40 nomes responsáveis pelas 200 obras em exposição nesta mostra inédita do poder feminino, tantas vezes silenciado nas dobras da história. Há pintura, escultura, desenho, objeto, livro, instalação, filme e vídeo e, num todo, sente-se a necessidade de afirmação num sistema opressor, sente-se a transformação e a união, sente-se uma narrativa que ultrapassa séculos e que é, agora, finalmente elogiada. Estas mulheres, que quebraram dogmas e sacudiram o panorama artístico português, enraizaram-se no estudo da estética e do pensamento, e são presença recorrente no imaginário de Moda e na forma como se enquadra a globalidade cultural do país. A iniciativa do Ministério da Cultura, com projeto curatorial da Fundação Gulbenkian, é exibida por ocasião da Presidência Portuguesa, e será, em 2022, apresentada no Centre de Création Contemporaine Olivier Debré, em Tours, no âmbito do programa geral da Temporada Cruzada Portugal-França.

Mais informação, aqui.

A SEMANA EM CULTURA - imagem 2

#cinema O MUNDO DE WONG KAR WAI
29 de maio a 9 de junho. Cinema Medeia Nimas.

É o ciclo de cinema que todos os amantes da estética queriam que regressasse. Wong Kar Wai regressa ao Nimas para que os ecrãs se encham de In The Mood For Love - Disponível para Amar, Chungking Express, Fallen Angels - Anjos Caídos, Happy Together - Felizes Juntos e 2046, tudo para que os nossos dias se encham de beleza. A cinematografia do cineasta chinês é um clássico que vai do guarda-roupa ao design de produção, passando pela maravilhosa fotografia que parece ser capaz de nos fazer apaixonar pelo mundo outra vez.

Mais informação, aqui.

A SEMANA EM CULTURA - imagem 3

#arquitetura GEO.graphias - ARCHITECTURE DRAWINGS
1 de junho a 23 de setembro. CABANAmad.

Cinco estúdios de arquitetura — Cave Office, Lisboa; Corpo, Faro; Mezzo Atelier, São Miguel, Açores; NMS, Porto e Ponto Atelier, Funchal, Madeira — partilham as suas visões de espaço, de lugar e de tempo no CABANAmad, um espaço artístico multidisciplinar e um dos intervenientes no desafio #ModaLisboaCOMUNIDADE. Numa exposição de desenhos de arquitetura curada por Antonio Lettieri, Catarina Croft e Amílcar Nunes, o corpo e a sua linguagem com o lugar são explorados em camadas gráficas e as suas transposições territoriais.

Mais informação, aqui.

A SEMANA EM CULTURA - imagem 4

#festival ARQUITETURAS FILM FESTIVAL
1 a 6 de junho. Cinema São Jorge.

É uma boa semana para o pensamento da arquitetura: o Arquiteturas Film Festival está de volta para a sua 8ª edição. BODIES OUT OF SPACE é o tema desta mostra que explora, sobretudo, a identidade, partindo da reflexão sobre as “restrições e liberdades concedidas pelo nosso ambiente construído. A pandemia trouxe à tona questões urbanas sistémicas e interpessoais que, mais do que nunca, nos lembram da importância dos nossos corpos”. Esta linha de pensamento tão transversal à ação também da Moda na sociedade é percorrida numa seleção oficial de filmes que se debruçam sobre questões ambientais, desigualdade racial e a responsabilidade de moldar mentalidades.

Mais informação, aqui.

A SEMANA EM CULTURA - imagem 5

#exposição RAPTURE, de AI WEIWEI
4 de junho a 28 de novembro. Cordoaria Nacional.

Já há alguns meses que Ai Weiwei, eleito o artista mais popular do mundo em 2020 pelo The Art Newspaper, está em Portugal a preparar a exposição que marcará 2021. Nesta que é a sua primeira vez em Portugal, o artista e ativista chinês que nunca separa os direitos humanos da obra, tem trabalhado com materiais nacionais em obras produzidas em Portugal — uma delas, em algodão, foi produzida em colaboração com a Pedrosa & Rodrigues, e é a peça pela qual mais ansiamos —, que se fundem com instalações já icónicas do seu espólio para esta monumental mostra com curadoria de Marcello Dantas.

Mais informação, aqui.