FacebookPinterestTwitter
27. January 2020

PICASSO. MESTRE UNIVERSAL

-  Exposições,  Arte

PICASSO. MESTRE UNIVERSAL

Quadros, peças de cerâmica e litografias, incluindo desenhos e gravuras, do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), estão em exibição no Palácio Anjos, em Algés, até 30 de abril de 2020.

A exposição, intitulada “Picasso. Mestre Universal”, reúne obras provenientes de coleções particulares, entre as quais a Coleção Mouvant e a Coleção Fran Daurel.

Pablo Picasso foi um dos criadores do Cubismo, um dos mais importantes movimentos de arte do século XX. A sua primeira série gráfica, a “Suíte dos Saltimbancos”, criada entre 1904 e 1906; um exemplar da sua última produção em cerâmica, datada de 1971; e a “Suite Sable Mouvant”, uma série de litografias que exemplificam a colaboração do artista com os poetas vanguardistas mais importantes são apenas algumas das obras em exibição.

Organizada pelo município de Oeiras, em parceria com a c2c Creación y Gestión de Proyectos Culturales e a Fundação Fran Daurel, “Picasso. Mestre Universal” tem curadoria de Helena Afonso e mostra “as inúmeras conexões que o artista estabelece entre a cerâmica, o desenho e a gravura, sem esquecer que a literatura e a palavra vinculam toda a sua obra”, destaca, em comunicado, o município de Oeiras.

Constituída por 66 obras, a mostra tem entrada gratuita e está patente ao público até 30 de abril de 2020.