FacebookPinterestTwitter
26. July 2021

DUAS EXPOSIÇÕES COM PEÇAS DE VALENTIM QUARESMA PARA VISITAR EM LISBOA

-  Exposições,  Moda,  Arte

DUAS EXPOSIÇÕES COM PEÇAS DE VALENTIM QUARESMA PARA VISITAR EM LISBOA

O trabalho de Valentim Quaresma está atualmente em exibição em duas exposições em Lisboa: "Apocryphu", na Galeria Espaço Exibicionista, e "Reinvenção do Mito", no Museu de Lisboa - Teatro Romano.

Valentim Quaresma é um dos 18 artistas participantes na mostra coletiva "Apocryphu", em exposição até 14 de agosto, na Galeria Espaço Exibicionista. Por definição, apócrifo é algo que não é autêntico ou cuja autenticidade não foi comprovada. Podem ser coleções de frases, narrativas sobre a criação e profecias apocalípticas. Desafiados a apresentar uma obra inédita relacionada com o tema central, os 18 artistas convidados procuraram encontrar inspiração em histórias, citações, cenas ou personagens bíblicos. Valentim Quaresma apresenta Heaven, uma obra singular que, segundo o artista e designer, “reflete o carater efémero da vida, numa fusão com a humanidade controlada pelo tempo na sua crescente mutação.”

De forma igualmente surpreendente, Valentim Quaresma reinventou adereços que caraterizam personagens históricas e míticas que nos acompanham até hoje. O resultado é apresentado na exposição "Reinvenção do Mito", patente no Museu de Lisboa - Teatro Romano, até 5 de setembro. As peças expostas subiram ao palco do Teatro Romano em 2019 e 2020, respetivamente, com as peças Rei Édipo e Medeia dos poetas e dramaturgos gregos Sófocles e Eurípides do longínquo séc. V a.C. São “verdadeiras obras de arte que nos levam a sonhar com histórias e mitos, com pessoas que viveram tragédias tão marcantes que sobrevivem no nosso imaginário.”