FacebookPinterestTwitter
3. June 2020

NOVO MURAL DE ARTE URBANA CELEBRA LISBOA, CAPITAL VERDE EUROPEIA

-  Arte,  Sustainability,  Lisbon

NOVO MURAL DE ARTE URBANA CELEBRA LISBOA, CAPITAL VERDE EUROPEIA

Uma cidade, mais de 200 entidades, um compromisso com a sustentabilidade.
Independentemente das múltiplas dificuldades provocadas pela atual pandemia, Lisboa continua a ser a Capital Verde Europeia 2020. Símbolo disso é o novo mural de arte urbana assinado pelo artista Ivo Santos, mais conhecido por Smile1art, que podemos contemplar na Avenida Calouste Gulbenkian. Chama-se Mural do Compromisso, ficou concluído no final de maio, e representa a união da nossa cidade no caminho da sustentabilidade.

Em janeiro deste ano, mais de 200 entidades assumiram o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 - Ação Climática Lisboa 2030. No acordo comprometiam-se a contribuir para a ambiciosa agenda de metas ambientais da cidade para a próxima década, implementando mais de duas mil ações, entre elas a utilização de iluminação LED, veículos eléctricos, reutilização de águas, equipamentos fotovoltaicos, reciclagem ou a eliminação de plásticos de utilização única.

Deste acordo, e com o apoio da Galeria de Arte Urbana | GAU, resultou também o novo mural de arte urbana de Smile1art. A obra com cerca de 1000m2, que conta também com uma vasta área de azulejo da fábrica Viúva Lamego, ocupa o muro das instalações da Polícia Municipal na Avenida Calouste Gulbenkian, entre a Praça de Espanha e o Aqueduto das Águas Livres.

Fotos: © Bruno Cunha | CML | DPC | 2020