FacebookPinterestTwitter
3. December 2020

"FASES DE ISOLAMENTO": NOVA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA NA CAMPO PEQUENO ART GALLERY

-  Exposições,  Fotografia

"FASES DE ISOLAMENTO": NOVA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA NA CAMPO PEQUENO ART GALLERY

O confinamento motivado pela pandemia de Covid-19 é a base da exposição "Fases de Isolamento" do fotógrafo português João Carlos, que está patente na Campo Pequeno Art Gallery, até ao dia 7 de janeiro  de 2021.

Em outubro passado, Lisboa ganhou um novo espaço para as artes, com a abertura da Campo Pequeno Art Gallery, dentro do Centro Comercial do Campo Pequeno, que promete dar visibilidade aos mais jovens e promissores artistas nacionais. A galeria inaugurou com a mostra “Desconfinamento” que reuniu trabalhos de 14 jovens autores, que tinham em comum o tema do confinamento e a pandemia de Covid-19. Um tema que é comum também à nova exposição “Fases de Isolamento” do fotógrafo João Carlos.

Ajuste e ansiedade. Tédio e frustração. Raiva e paranoia. Aceitação e adaptação. Inspirado nos meses de quarentena, na sequência do surto de Covid-19, o fotógrafo português de moda e fine art apresenta a sua interpretação sobre as várias fases de isolamento e respetivas emoções. A permanência em casa e o distanciamento social. Que repercussões tiveram na saúde mental do ser humano?

Em 15 imagens únicas, João Carlos procura caracterizar cinco semanas de isolamento. A “Semana Um” marca um ajuste e um período de adaptação a uma nova realidade, na qual há uma necessidade de trabalhar em casa, 24 horas por dia, sete dias por semana. O medo e a incerteza são evidentes, originando um aumento da ansiedade. Segue-se a “Semana Dois” de tédio e frustração, onde começa a existir um maior sentimento de desespero, perda de motivação e tristeza. “Semana Três ou Quatro” é uma fase de raiva e incertezas que antecipam a “Semana Cinco”, a fase da adaptação, na qual as pessoas começam a encarar a nova realidade como a certa.

O fotografo contou com a colaboração dos modelos Fabrícia Pereira e Rodrigo Castelhano, para criar estas 15 imagens e para divulgação do tema da saúde mental.

Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada todos os dias, das 11h00 às 22h00, até ao dia 7 de janeiro  de 2021.